Skip links

Como corrigir o estrabismo? Confira 5 dicas para seguir durante o tratamento

O estrabismo é uma condição visual que afeta de 2% a 4% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Definido pela perda de alinhamento dos olhos, o estrabismo pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, apresentando variações em sua gravidade e sendo causado por diferentes motivos.

Contudo, o estrabismo vai muito além do fator estético, podendo causar complicações como visão dupla e diminuição progressiva da visão.

Felizmente, os avanços na medicina e da oftalmologia oferecem diversas opções para corrigir essa condição, desde tratamentos não cirúrgicos até procedimentos cirúrgicos especializados. 

A seguir, confira como corrigir o estrabismo e algumas dicas importantes para lidar com ele.

Boa leitura.

O que é o estrabismo?

Como explicamos, o estrabismo é uma condição visual em que os olhos não estão alinhados corretamente e não apontam na mesma direção. 

Dessa forma, enquanto um olho pode olhar diretamente para frente, o outro pode virar para qualquer outra direção.

Os tipos mais comuns de estrabismo incluem:

  • Convergente: quando um ou ambos os olhos estão virados para dentro;
  • Divergente: quando um ou ambos os olhos estão virados para fora;
  • Vertical: também conhecido como hipertropia ou hipotropia, ocorre quando um dos olhos fica mais alto ou mais baixo do que o outro.

Segundo a medicina, essa condição pode ser causada por diversos fatores, desde problemas no desenvolvimento dos músculos oculares, até questões como distúrbios neurológicos e hereditariedade. 

Em muitos casos, o estrabismo se desenvolve ainda na infância, porém também pode surgir em pacientes adultos.

Quais são as opções de tratamento para corrigir o estrabismo? 

A correção do estrabismo depende da gravidade e da causa da condição. Ou seja, varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas resolvem a condição apenas com o uso de óculos adequados, outras precisam passar por uma cirurgia ocular.

A boa notícia é que existem muitas formas de corrigir o estrabismo, resolvendo não apenas a questão estética, mas também tratando da saúde dos olhos.

Confira, a seguir, alguns dos tratamentos mais comuns para corrigir o estrabismo.

Óculos e lentes de contato

Em algumas situações, apenas o uso de óculos ou lentes de contato é suficiente para corrigir o estrabismo. Isso é possível caso a condição seja causada por um erro refrativo, por exemplo, como miopia ou hipermetropia. 

Dessa forma, basta realizar o uso de lentes corretivas para alinhar os olhos e corrigir completamente a visão.

Terapia visual

Outra possibilidade de tratamento não cirúrgico para corrigir o estrabismo é a terapia visual. Uma espécie de fisioterapia para os olhos, ela envolve uma série de exercícios e atividades pensados para melhorar o controle dos músculos oculares e a coordenação visual. 

Em geral, a terapia visual é mais recomendada para crianças com estrabismo considerado leve.

Oclusão ocular (ou Tampão)

Nesta forma de tratamento, um tampão é utilizado em um dos olhos para ajudar no desvio. A ideia é reduzir a ambliopia, uma condição que deixa a visão dos olhos mais “cansada”. Dessa forma, estimula o cérebro e incentiva o uso do olho com músculos mais enfraquecidos, promovendo um desenvolvimento visual mais equilibrado.

Toxina botulínica (ou Botox)

Em alguns casos, o uso da toxina botulínica (botox) pode ser um tratamento recomendado. Assim, a toxina é injetada nos músculos oculares, a fim de enfraquecê-los temporariamente, o que permite um melhor alinhamento dos olhos. 

Contudo, é preciso ter em mente que esse método é menos comum, sendo realizado apenas em casos específicos. Além disso, não é considerada uma solução permanente.

Cirurgia ocular

Por fim, a cirurgia de estrabismo é uma opção para casos mais complexos, ou quando os métodos tentados anteriormente não se provaram eficazes. 

Neste caso, uma cirurgia é realizada a fim de ajustar os músculos oculares, restaurando o alinhamento adequado dos olhos. 

A cirurgia pode ser realizada em um ou ambos os olhos, dependendo da situação, e deve ser realizada apenas após a avaliação de um médico especializado.

5 dicas para lidar com o estrabismo e buscar o melhor tratamento

Lidar com o estrabismo requer bastante paciência e compreensão, além do acompanhamento recorrente com um oftalmologista experiente. 

Isso é válido tanto para quem vive com a condição, quanto para seus familiares e pessoas próximas, que devem auxiliar nos cuidados do dia a dia.

Confira a seguir 5 dicas importantes para quem está enfrentando essa condição:

1. Vá ao médico regularmente

Marcar consultas regulares com um oftalmologista é muito importante para monitorar a condição do estrabismo. Dessa forma, o médico poderá avaliar o seu progresso, bem como ajustar o tratamento conforme necessário.

2. Busque incentivo e apoio psicológico

Lidar com a condição de estrabismo, principalmente na idade infantil, não é fácil. Afinal, a condição pode afetar a autoestima e causar desconforto emocional à pessoa estrábica. 

Portanto, contar com o incentivo da família e amigos, além de um suporte psicológico quando necessário, é fundamental para permitir que a pessoa lide com ele da melhor forma possível.

3. Faça o tratamento da forma correta

Ao determinar o melhor tratamento para o seu caso, faça o tratamento corretamente, seguindo as orientações médicas à risca. Isso é importante em qualquer tipo de tratamento, seja na terapia visual, no uso de óculos ou de um tampão ocular.

Seguir as recomendações médicas consistentemente é o que permitirá obter os melhores resultados no menor tempo possível.

4. Estude sobre a condição

Buscar entender o que é o estrabismo, quais são as suas causas e quais opções de tratamento estão disponíveis pode reduzir a ansiedade e o medo do desconhecido. Se você está lendo este artigo, parabéns, você já começou a dar este passo!

Lembre-se de sempre buscar informações em fontes confiáveis, além de conversar com um profissional da saúde para esclarecer qualquer dúvida.

5. Tenha paciência

Seja no tratamento com óculos ou terapia, ou na realização da cirurgia para correção do estrabismo, é preciso ter paciência e expectativas realistas em relação aos resultados. 

Tenha em mente que o alinhamento dos olhos pode melhorar após a cirurgia, mas pode ser necessário algum tempo para que os músculos se ajustem completamente. 

Ao regular suas expectativas e conversar com o seu médico, você evita qualquer frustração, além de ter uma noção melhor sobre o tempo necessário para atingir os resultados esperados.

Conclusão

Como vimos, o estrabismo é uma condição visual que pode ser corrigida com sucesso por meio de uma variedade de tratamentos

Para isso, porém, é necessário buscar ajuda médica especializada, além de aderir ao tratamento recomendado e manter uma abordagem positiva durante todo o processo. 

Com os avanços da oftalmologia, a correção do estrabismo é possível e mais acessível e eficaz do que nunca. 

Portanto, não desanime: busque o melhor método corretivo para o seu caso e conte com a Pioner durante este processo.

O melhor em óculos e lentes de contato com a Pioner

A Pioner possui o que há de mais moderno em questão de tecnologias para tomada de medidas digitais, e oferece o melhor custo-benefício em armações para óculos de grau e lentes para auxiliar você no tratamento de diversas condições, entre elas o estrabismo.

Nossa empresa conta com um portfólio de inúmeros produtos e marcas renomadas, sendo considerada uma das óticas com maior variedade para atender a todos os gostos. 

Já são mais de 50 anos de história e 6 pontos de venda em Caxias do Sul. Entre em contato conosco através de nossos canais digitais e conheça nossos produtos!

Leave a comment

Utilize o formulário para solicitar m orçamento

Você está orçando:  

Como corrigir o estrabismo? Confira 5 dicas para seguir durante o tratamento

ou

"*" indica campos obrigatórios

Consentimento*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.