Skip links

Lentes de grau para óculos: escolhendo a melhor opção para sua visão

As lentes de grau para óculos corretas podem fazer toda a diferença para o cuidado da saúde dos seus olhos. E se você tem dúvidas na hora de escolher o tipo certo, este conteúdo pode ajudar e muito na sua procura!

Afinal, com o avanço da tecnologia, são muitas as opções disponíveis no mercado de óculos, o que pode representar um desafio na hora de decidir pela melhor opção. Lentes bifocais ou multifocais? De resina ou policarbonato? Com revestimentos ou sem? 

No artigo a seguir, você confere os principais tipos de lentes de grau para óculos e suas particularidades, além de conhecer os principais materiais e tratamentos disponíveis, assim como as principais dicas da Pioner para a manutenção das suas lentes.

Então, boa leitura!

Principais tipos de lentes de grau: qual escolher?

Como mencionamos, o mercado de óculos possui hoje muita variedade em lentes e armações, o que é bom, mas também pode confundir você na hora de fazer a melhor escolha.

No que diz respeito a lentes de grau, confira a seguir os principais tipos disponíveis em óticas, assim como suas características mais marcantes.

Lentes monofocais

As lentes monofocais estão entre as mais comuns e simples do mercado, sendo projetadas para corrigir um único problema de visão, seja ele miopia, hipermetropia ou astigmatismo. 

Lentes deste tipo têm o mesmo poder de correção em toda a superfície, proporcionando uma visão clara para todas as distâncias. Por isso, são ideais para pessoas com menor faixa etária e que precisam de correção visual tanto para longe como para perto.

Para quem é indicado: pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo que não necessitam de correção para múltiplas distâncias.

Lentes bifocais

Já as lentes bifocais são projetadas para corrigir problemas de visão em duas distâncias diferentes: uma porção inferior da lente é destinada à visão de perto, enquanto a parte superior corrige a visão de longe. 

Neste caso, vale mencionar que a linha divisória entre as duas áreas é visível, o que pode ser uma desvantagem estética para alguns usuários. 

Contudo, lentes bifocais possuem vantagens como a correção de visão para duas distâncias em uma única lente, e também o fato de serem uma alternativa mais econômica.

Para quem é indicado: pessoas que buscam correção para perto e para longe, sem a necessidade de uma progressão contínua de correção em diversas distâncias, e também para pessoas que já estão adaptadas a este tipo de lente.

Lentes multifocais (ou progressivas)

Enfim, as queridinhas de muitos, as lentes multifocais, também conhecidas como lentes progressivas, oferecem uma transição suave entre diferentes poderes de correção, sem linhas visíveis. 

Essas lentes são ideais para pessoas que necessitam de correção para várias distâncias, incluindo visão de perto, intermediária e de longe. 

Como benefícios, elas oferecem uma aparência estética sem linhas divisórias, além de correção para múltiplas distâncias, proporcionando uma visão mais natural e contínua. Seu custo, contudo, costuma ser mais elevado em comparação com lentes monofocais e bifocais.

Para quem é indicado: pessoas que desenvolvem presbiopia, a chamada “vista cansada”, e desejam corrigir a visão em múltiplas distâncias, sem a necessidade de alternar entre diferentes óculos ou realizar ajustes manuais.

Aprenda a escolher o material das suas lentes

Agora que você já entende um pouco mais sobre diferentes tipos de lentes (monofocais, bifocais e progressivas), é o momento de conhecer as diferenças entre diferentes materiais de lente. Confira!

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato chegaram ao mercado nos anos 1970, e até hoje são opções extremamente populares. Conhecidas por sua alta durabilidade e resistência a impactos, são opções ideais para crianças, esportistas ou pessoas que tenham um estilo de vida mais ativo. 

Além disso, costumam ser leves e extremamente confortáveis de usar. Muito recomendadas para óculos de segurança.

Lentes de Resina (CR-39)

As lentes de resina, também conhecidas como CR-39, também são muito populares por sua leveza e boa qualidade óptica. 

Embora não sejam tão duráveis quanto as de policarbonato, elas ainda oferecem um excelente custo-benefício para a maioria dos usuários, além de serem consideradas muito confortáveis.

Entre as desvantagens, essas lentes oferecem uma menor resistência a impactos em comparação com policarbonato, além de estarem mais suscetíveis a arranhões se não forem tratadas adequadamente.

Tratamentos e revestimentos disponíveis

Outra questão importante na hora de escolher as melhores lentes de grau para óculos são os diversos tratamentos e revestimentos disponíveis na hora da sua compra. É importante manter esses fatores em mente, pois eles também podem contribuir para a durabilidade do seu produto.

Lentes antirreflexo

Um bom tratamento antirreflexo elimina os reflexos incômodos na superfície das suas lentes, além de proporcionar uma visão mais clara e nítida, especialmente em ambientes com muita iluminação ou ao dirigir à noite.

Filtro UV

Por outro lado, o filtro UV é pensado para proteger seus olhos dos danos causados pelos raios ultravioleta do sol. Lentes com este tratamento também são essenciais para prevenir problemas oculares a longo prazo, como catarata e degeneração macular.

Obs: na maioria dos casos, as lentes antirreflexo da Pioner já possuem filtro e proteção UV. Portanto, você tem os dois benefícios em um só produto!

Lentes fotocromáticas 

Já as lentes fotocromáticas,  como as famosas lentes Transitions, são pensadas para se ajustar automaticamente à intensidade da luz, escurecendo-se ao sol e clareando-se em ambientes fechados. 

São muito convenientes para quem alterna frequentemente entre ambientes internos e externos, o que permite que você realize diferentes atividades sem precisar trocar de óculos.

Lentes Polarizadas

Por fim, as lentes polarizadas reduzem o brilho refletido de superfícies como água, neve e vidro. Como resultado, elas proporcionam uma visão mais estável e segura, especialmente ao dirigir ou praticar atividades ao ar livre. Também oferecem melhor contraste e clareza visual, além de um conforto incrível.

Como escolher a lente certa para você

Como vimos, existem muitos fatores que devem ser considerados na hora de escolher o melhor tipo de lentes de grau para óculos, desde o material até a tecnologia envolvida.

Contudo, para ter certeza de que uma lente de óculos de grau é, de fato, a escolha perfeita para o seu caso, busque seguir as dicas da Pioner a seguir:

Considere seu estilo de vida e necessidades

Sua escolha de lentes deve considerar seu estilo de vida e necessidades específicas. Pessoas que passam muito tempo ao ar livre, por exemplo, podem se beneficiar de lentes polarizadas ou fotocromáticas. 

Enquanto isso, quem trabalha de casa e em frente a telas pode preferir uma lente com tratamento antirreflexo;

Consulte um oftalmologista

Sempre consulte um oftalmologista para obter uma prescrição precisa e recomendações personalizadas. Esse profissional poderá avaliar suas necessidades visuais e ajudar a determinar a melhor opção de lentes para você;

Não leve em conta só o preço, mas o custo-benefício

Embora algumas lentes possam ter um custo inicial mais elevado, como as multifocais ou com tratamentos especiais, o investimento pode ser justificado pelo aumento do conforto e qualidade de vida. 

Portanto, antes de fazer a sua escolha final, avalie as opções considerando não apenas o preço, mas também os benefícios a longo prazo. Muitas vezes o barato sai caro, e um produto de qualidade sempre é o melhor investimento.

Para graus mais altos e outras especificidades

Para casos mais graves de miopia ou hipermetropia, lentes de alto índice podem ser recomendadas. Essas lentes costumam ser finas e leves, oferecendo maior conforto e estética. Fale com sua ótica sobre o assunto e pesquise também a necessidade de tratamentos adicionais.

Dicas Pioner: cuidando das suas lentes de grau para óculos

Agora que você já sabe como encontrar as melhores lentes de grau para o seu caso, fique com algumas dicas simples e eficazes da Pioner para manter seus óculos sempre limpos e com a manutenção em dia:

  • Use uma flanela de microfibra: na hora de fazer a limpeza das suas lentes, sempre utilize uma flanela de microfibra, evitando arranhões no seu produto. Lembre-se de nunca limpar suas lentes com a roupa;
  • Lave com sabão neutro: outra dica é lavar suas lentes regularmente com sabão neutro e água morna, a fim de remover toda a sujeira e oleosidade que se acumulam durante o dia;
  • Evite produtos químicos: nunca use produtos de limpeza domésticos ou papel toalha para fazer a limpeza dos seus óculos, pois eles podem acabar danificando o revestimento das lentes;
  • Guarde seu óculos adequadamente: para evitar danos, lembre-se de armazenar seus óculos em um estojo rígido e apropriado quando não estiverem em uso;
  • Evite exposição a altas temperaturas: elas podem danificar as lentes e seus revestimentos. Portanto, mantenha seus óculos longe do sol e evite deixá-lo-los dentro do carro, pois o calor pode causar danos;
  • Não apoie as lentes com a face para baixo: sempre deixe seu óculos com as lentes voltadas para cima, a fim de evitar arranhões;
  • Realize manutenções regulares: faça ajustes e limpezas profissionais regularmente, mantendo seus óculos em perfeitas condições.

Conclusão

Como vimos, escolher as lentes de grau corretas é essencial para garantir a saúde dos seus olhos e também a sua qualidade de vida

Com tantas opções disponíveis, é importante considerar suas necessidades visuais, estilo de vida e orçamento, além de consultar um oftalmologista de confiança e entender as características de cada tipo de lente, material e tratamento.

Além disso, é importante contar também com uma ótica de confiança e que ofereça produtos de qualidade, como a Pioner — que possui toda a expertise e o compromisso necessários para ajudar você a encontrar as lentes de grau para óculos ideais.

Entre em contato com nossos especialistas e faça uma avaliação. Se preferir, encontre uma loja próxima de você e visite nossa ótica!

Leave a comment