Skip links
Daltonismo - Foto de Josh Sorenson

Você sabe o que é daltonismo e como ele se apresenta?

Algumas condições e doenças visuais são muito conhecidas e as pessoas acabam por ter as respostas para explicá-las na ponta da língua. Entretanto, o daltonismo também é bastante falado, porém, pouco explicado.

Muito mais do que a dificuldade para identificar cores, dentre as principais o verde e o vermelho, é uma condição visual que pode ser passada de forma hereditária.

Você sabe o que é o daltonismo e como ele se apresenta? Não?! Então fique tranquilo(a), hoje, no blog da Pioner, vamos explicar tudo sobre este tema.

Seja bem-vindo (a) e tenha uma ótima leitura!

Antes de mais nada: como os olhos identificam as cores?

É claro que as cores acabam sendo uma geração visual, ou seja, em muitos casos uma pessoa pode acabar enxergando um tom de azul, por exemplo, mais forte do que outra. Em outras palavras, a forma como os olhos identificam as colorações está muito ligada aos próprios estímulos.

Leia também: Saiba agora mesmo tudo sobre o glaucoma, doença que atinge mais de um milhão de brasileiros

Estímulos estes que têm relação direta com a retina, parte dos olhos de suma importância para garantir uma melhor identificação de imagens e, também, cores. Dessa forma, com base na iluminação que adentra sobre a retina, estará qualificada a forma como identificamos uma certa tonalidade.

E, o daltonismo, como ele se apresenta?

O blog do doutor Dráuzio Varella, um dos mais renomados médicos do Brasil, explica que: 

“Daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal característica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo.Daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal característica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo”.

Ainda assim, é importante ressaltar que esta é a única dificuldade que os daltônicos apresentam. Ou seja, qualquer outro problema ou doença visual, não está relacionado diretamente com a dificuldade de identificar as cores.

Você pode se interessar: Dificuldades para enxergar de perto? O que pode ser?

Dessa forma, existem algumas possíveis causas que podem levar ao daltonismo. A principal, é uma condição genética hereditária, fortemente ligada ao cromossomo sexual X. Portanto, na maioria dos casos essa condição é mais encontrada em homens do que em mulheres.

Porém, o daltonismo também pode se apresentar com o passar do anos. Nestes casos, está mais ligado a lesões que podem ter sido geradas nos pacientes.

Tipos de daltonismo

Por fim, precisamos lembrar também que o daltonismo não é uma condição única, existem, ao menos, três formas em que ele pode se apresentar.

Confira abaixo os tipos de daltonismo.

Deuteranopia

A primeira forma de manifestação do daltonismo, e também uma das mais comuns, é a deuteranopia. Nestes casos, os pacientes acabam apresentando dificuldades para identificar a tonalidade verde. Portanto, no lugar dela, tons mais marrons acabam dando lugar.

Protanopia

Por outro lado, a segunda forma é a protanopia, outra que também é muito comum nos diagnósticos. Aqui, as pessoas têm dificuldades na hora de enxergar objetos na cor vermelha. Dessa forma, os olhos acabam “substituindo” pelo bege, cinza, marrom, ou, em alguns casos, até mesmo pelo verde.

Tritanopia

Já a terceira forma de apresentação do daltonismo é a tritanopia. Pacientes que apresentam esta condição possuem dificuldades na hora de identificarem o amarelo e vermelho. Aqui, estamos falando de uma condição bastante rara, mas, que mesmo assim afeta milhares de pessoas mundo afora. O azul acaba ficando muito complexo de identificar, enquanto o amarelo acaba ganhando tons rosados.