Skip links
Foto de Ksenia Chernaya

Como saber a hora certa de ir ao oftalmologista para trocar as lentes?

Se você possui alguma dificuldade visual, realizar consultas periódicas com o oftalmologista está na sua rotina, certo? Além de ser um momento importante para identificar a necessidade de trocar as lentes para o seu óculos, é a hora de atualizar como está a saúde do seu olho.

Muitas vezes, com as milhares de atividades que as pessoas têm, torna-se bastante comum o “esquecimento de agendar uma consulta”, tornando-se algo extremamente perigoso. Mas, fique tranquilo, hoje vamos lhe apresentar qual deve ser o momento ideal para ir ao oftalmologista para trocar as lentes dos óculos.

Seja muito bem-vindo (a) ao nosso blog e tenha uma ótima leitura!

Dificuldades visuais afetam milhões de pessoas

2022 será um ano bastante importante para a saúde visual brasileira. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando uma nova edição do Censo. Mais do que uma contagem populacional, auxiliará na identificação de problemas de saúde de milhões de brasileiros, dentre estes, os ligados à visão.

De acordo com o próprio IBGE, e com dados do último Censo em 2010, cerca de 18% da população do país apresentavam alguma deficiência visual. Do mesmo modo, a pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil em 2020 e teve seu pico entre o final do primeiro semestre e início do segundo de 2022 também teve impacto direto nisso. Em uma publicação do G1, ainda em 2020, foi constatado que diversas pessoas tiveram suas consultas de rotina com o médico oftalmologista e, também, cirurgias desmarcadas.

Já os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), “cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados”.

Leia também: Saiba agora mesmo tudo sobre o glaucoma, doença que atinge mais de um milhão de brasileiros

Ao citar essa antecedência, também podemos colocar no mesmo peso “as consultas rotineiras”. É claro que, se você consegue ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano, isso já lhe auxiliará muito. Entretanto, caso já possua alguma dificuldade visual e tenha a necessidade de fazer uso de óculos, as suas “visitas” ao médico devem ser menos espaçadas, ainda mais se o seu nível de perda de visão for alto.

Utilizo óculos, qual a hora de trocar as lentes?

Agora, vamos lhe apresentar uma breve lista com pontos fundamentais para que você entenda a hora de trocar as lentes. Destes, se estiver apresentando ao menos um “sintoma”, já é o momento ideal para agendar uma consulta com o oftalmologista e buscar uma nova receita.

Entretanto, antes mesmo de começar, precisamos deixar claro que nem todo problema apresentado pelas atuais lentes tem relação direta com um aumento na perda da visão, você verá mais detalhado abaixo.

Foto de Anna Shvets

Preste bastante atenção na lista, e siga conosco, no final do artigo tem uma super dica!

Dores de cabeça constantes

Se você é leitor(a) constante do blog da Pioner, já pode perceber que em todo sintoma de dificuldade visual as dores de cabeça estão presentes, certo? Pois bem, com a defasagem e desgaste das lentes não seria diferente. Se você já utiliza óculos e está apresentando essas dores, talvez seja um bom momento de agendar uma consulta com o oftalmologista para identificar o que está acontecendo.

Necessidade de colocar os objetos próximos

Não é comum que as pessoas tenham que chegar tão próximas dos objetos para identificá-los, ou ainda colocar um livro, revista e celulares grudados ao rosto para conseguir ler algo. Isso pode ser um “sintoma” de que está na hora de trocar as lentes.

Irritação e/ou desconforto

O desconforto e irritação ocular talvez sejam duas das condições que mais afetam os brasileiros e, ao mesmo tempo, estão ligadas tanto com as dificuldades visuais como a necessidade de trocar as lentes, caso já utilize óculos. Esse “problema” enfrentado por milhões de pessoas pode estar muito relacionado com os dois itens apresentados anteriormente. Afinal, não tem nada pior do que não se sentir confortável ao buscar enxergar algo, certo?

Você pode se interessar: Óculos ou lentes de contato: Qual a melhor opção?

Lentes “nubladas”

Se você utiliza óculos há bastante tempo, as famosas lentes “nubladas” já devem ter sido um problema que teve que enfrentar. Isso não tem relação com a sujeira neste objeto, mas sim pelo desgaste apresentado por este item. Uma dica bastante interessante, se as suas lentes estiverem assim, tente lavá-las e, se mesmo assim, continuarem “nubladas” é hora de agendar uma consulta com o oftalmologista.

Lentes vencidas

Sim, todo produto possui um prazo de validade, e isso não seria diferente com as lentes. Não ache que conseguirá ficar 10 anos com o mesmo óculos mesmo que “sinta” que o nível de perda visual não aumentou. Além da receita do médico ter um prazo de duração, as lentes também possuem, exija do seu vendedor um comprovante sobre isso, afinal, será um bom momento para identificar a necessidade da troca.

Se você chegou até aqui, temos uma super dica!

Agendou sua consulta com o oftalmologista e percebeu a necessidade de trocar as lentes de seu óculos? Então, você está no lugar certo!

A Pioner possui em todas as nossas lojas o que há de mais moderno em questão de tecnologias para tomada de medidas digitais. Trabalhamos com o Visioffice 2 capaz de tirar todas as medidas fisiológicas e comportamentais dos clientes com a mais alta precisão, graças às suas câmeras de alta resolução. Ele ainda  permite a personalização das lentes, o que acarreta em uma experiência melhor e maior assertividade.

Um pouco de história: Pioner: há 56 anos transformando vidas e contribuindo para a sua saúde visual!

A empresa conta hoje com um portfólio de inúmeros produtos e marcas renomadas, sendo considerada uma das óticas com mais variedades para atender a todos os gostos. Já são mais de 50 anos de história e 7 pontos de venda em Caxias do Sul e Garibaldi. Entre em contato conosco através de nossos canais digitais.