Skip links

O que é junho vermelho e como você pode participar dessa causa?

A campanha Junho vermelho foi criada em junho de 2015 pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, com o objetivo de incentivar a doação de sangue no país.

Além de estimular a solidariedade e amor ao próximo, a campanha foi iniciada em junho pois há registros menores de doações de sangue, devido ao aumento de infecções respiratórias durante essa época do ano. 

No mês de junho também começam as férias de inverno das escolas e faculdades, e muitas pessoas acabam viajando, o que também é um fator para a diminuição das doações. 

Com o isolamento social em 2020, as doações diminuíram e causaram um déficit em hemocentros de todo o Brasil. Logo, o junho vermelho se fez ainda mais necessário. 

Sabendo de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos e pensando em fomentar ainda mais essa campanha aos nossos leitores, decidimos trazer mais informações sobre essa iniciativa e como você pode ajudar. 

A leitura é rapidinha 😉

Qual a importância do Junho Vermelho e como participar? 

Cerca de 1,4% da população brasileira doam sangue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em novembro de 2021. 

Em um país com mais de 212 milhões de habitantes, é difícil acreditar que apenas uma pequena parte realiza doações. O junho vermelho foi criado justamente para conscientizar e ressaltar a importância da doação de sangue. 

Todo o sangue doado é usado no tratamento de doenças hematológicas, que podem variar desde câncer à transplantes, em situações de emergências e calamidades.

Para doar sangue é simples, você deve procurar as unidades de coleta na sua cidade, como os hemocentros, e fazer um cadastro para realizar a doação. 

Entretanto, você deve prestar atenção nos requisitos. São eles:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Saiba mais em: Ministério da Saúde 

Por que Junho Vermelho? 

Você com certeza já ouviu falar do outubro rosa e novembro azul, certo? Cada mês do ano é usado para dar voz a causas extremamente importantes e proporcionar mais informações às pessoas na área da saúde, como é o caso do junho vermelho. 

Cada mês tem sua “cor” específica, que remete à uma campanha com objetivo de conscientizar e alertar à sociedade. Confira a seguir os meses do ano e suas respectivas cores:

Janeiro Branco 

Janeiro é o primeiro mês do ano, período em que refletimos e traçamos metas pessoais e profissionais a serem cumpridas. Sendo assim, o mês foi escolhido para representar a importância da saúde mental e bem-estar, tendo o branco como símbolo de paz e renascimento. 

Fevereiro Roxo

O fevereiro roxo é um mês voltado não somente a uma, mas a três doenças incuráveis, sendo elas: lúpus, alzheimer e fibromialgia. Esse mês é inteiramente dedicado à conscientização e importância de entender e diagnosticar essas doenças o mais cedo possível.

Março Azul-marinho e Lilás

A cor azul-marinho foi escolhida para abordar a prevenção do câncer colorretal, mais conhecido como câncer de intestino, já o lilás simboliza a prevenção do câncer de útero, que afeta milhares de pessoas. 

Abril Azul

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2 de abril de 2008 o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Logo, o mês abril azul é voltado para o conhecimento e debate sobre o autismo em crianças e adultos no mundo todo.

Maio amarelo

O maio amarelo, também conhecido como maio vermelho, é dedicado inteiramente à conscientização sobre o câncer de boca. Desde 2014, o mês de maio é usado para levantar a importância de conhecer e tratar essa doença. 

Junho vermelho

O junho vermelho foi criado pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e salvar vidas. A campanha foi iniciada em 2015, e atualmente diversas empresas e instituições ajudam na divulgação dos hemocentros.

Julho Amarelo

O mês de julho é utilizado para dar voz às hepatites virais, por isso da cor amarela. Além disso, tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer nos ossos. Nesse mês, também são abordados outros tipos de infecções e doenças gripais no Brasil, devido às baixas na temperatura.

Agosto dourado 

A cor dourada faz menção ao aleitamento materno e sua importância para o bebê nos primeiros meses de vida. Logo, o agosto dourado simboliza a amamentação e seu significado.

Setembro amarelo

O setembro amarelo possui uma certa semelhança com o janeiro branco, pois é considerado um mês voltado aos cuidados com a mente. Seu objetivo é conscientizar a prevenção ao suicídio, e durante esse mês o auxílio psicológico e campanhas são fortalecidas. 

Outubro rosa

O Outubro rosa está ligado diretamente à campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa foi criada em 1990 nos Estados Unidos, sendo uma das primeiras campanhas de saúde promovidas. 

Novembro azul 

Assim como o outubro rosa é focado na saúde feminina, no mês de novembro é promovida a saúde masculina. O novembro azul está ligado à conscientização sobre o câncer de próstata, que afeta milhares de homens.

Dezembro vermelho

Por fim, o dezembro vermelho, também conhecido como dezembro laranja, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de pele e também o combate a AIDS. O primeiro dia do mês é focado inteiramente na prevenção e cuidados com doenças sexualmente transmissíveis. 

Todos os meses representam uma causa extremamente importante, e assim como o junho vermelho, você pode ajudar! 

Faça parte do Junho Vermelho! 

Apesar de tratarmos sempre da saúde visual (afinal, amamos fazer isso!), sabemos que tudo está ligado e a importância em cuidar da saúde como um todo. 

E se há a oportunidade de ajudar o próximo, por que não o fazer? É simples e fácil.

Cuidar da saúde é um ato de amor, por isso, doe sangue você também e faça parte dessa campanha mais que especial <3