Época de provas: conheça agora mesmo quatro cuidados com os olhos nestes períodos
Recentemente, milhões de brasileiros retornaram às salas de aula para o segundo semestre letivo de 2022. Dessa forma, estudos, trabalhos e provas fazem parte do dia a dia. Agora, um ponto fundamental é: os cuidados com os olhos.
É claro que ninguém ficará sem estudar, todavia, é de suma importância prestar atenção para qualquer problema que possa a ocorrer com a visão nestes momentos. E, principalmente, estar com as consultas no oftalmologista sempre agendadas e em dia.
Com esse pensamento, e com a ideia de lhe auxiliar nos cuidados com os olhos nos períodos de provas e estudos, a Pioner preparou um artigo completo sobre o tema.
Seja bem-vindo (a) ao nosso blog e tenha uma ótima leitura!
Sintomas de que a saúde visual não está bem
Por mais que seja necessário ficar horas estudando para conseguir um bom desempenho em uma atividade, seja ela um trabalho, prova ou assim por diante, é fundamental olhar para os primeiros sintomas de problemas visuais.
Por não considerarem importante, muitas pessoas acabam por “achar normal” as dores de cabeça frequentes, o olho lacrimejando, ou ainda coceiras, ardências e vermelhidão.
Foto de Craig Adderley no Pexels
Leia também: Dia da Saúde Visual: conheça os principais cuidados e como a Pioner pode te ajudar!
Entretanto, nada disso é “normal”. Todos esses sintomas podem ser um alerta para que você busque ajuda médica e, consequentemente, entenda que é necessário dar pausas, se alimentar bem, buscar novas alternativas.
Agora, você quer conhecer os principais cuidados com a saúde visual nesse período? Então, continue conosco!
Principais cuidados com os olhos em época de provas
É bastante comum que cheguem os momentos decisivos dos semestres, e que provas e trabalhos acumulem. O estresse mental de dar conta de tudo acaba sendo outro ponto nesses dias. Porém, cuidar da saúde é fundamental, principalmente quando falamos da visão.
1º Cuide de sua alimentação
Quando chegam os momentos derradeiros do ano letivo, muitos jovens e adultos acabam por deixar de se alimentar corretamente. Algo que, além de prejudicar o sistema digestivo, influencia na perda ou ganho de peso, refletirá diretamente na saúde ocular.
Certamente você já ouviu aquela frase: “vou comer um chocolate pois vai me ajudar na concentração nos estudos e nas provas”. Ok, em um momento ele pode até ser positivo, entretanto, o consumo excessivo de glicose, a longo prazo, só prejudicará. Principalmente no desenvolvimento de doenças como a diabetes, que pode levar à cegueira.
2º Tenha uma rotina equilibrada
Estudar por oito, dez, doze horas diretas não vai lhe ajudar. Por mais que os conteúdos sejam importantes e que você tenha a necessidade de assimilar tudo em um curto intervalo de tempo, os descansos e pausas são fundamentais.
Após muito tempo focado em algo semelhante, o nosso olho acaba “viciando”, em outras palavras, perde o foco e acaba deixando passar algumas coisas. Dessa forma, é necessário que você tenha rotinas de estudos e trabalhos bem definidas, para que possa se concentrar e atingir os objetivos.
Foto de Oladimeji Ajegbile no Pexels
3º Atenção ao uso de telas
Hoje, é muito comum que os estudos sejam feitos em uma mescla: livros e computadores ou celulares e tablets. Entretanto, é fundamental que você tome cuidado com o uso desenfreado das telas.
Assim como comentamos no tópico 2, estabeleça uma rotina que será saudável para você. Escolha e opte por momentos em que descansará os olhos. Lembre-se, não é o tempo que passa na frente da tela que dirá o quando aprendeu, mas sim a concentração e forma como assimila os conteúdos. Portanto, cuide dos olhos na hora de estudar em um computador ou outros aparelhos tecnológicos.
4º Consulte um oftalmologista
Ninguém melhor do que um oftalmologista para lhe dizer e alertar sobre os cuidados com os olhos em períodos de estresse e sobrecarga de estudos. Sendo assim, em qualquer primeiro sintoma de problemas oculares, consulte-o.
Mais do que isso, se você realiza seus estudos na frente das telas, como comentamos no tópico anterior, é fundamental realizar consultas periódicas. O estresse nos olhos, vermelhidão, coceira e dores não são comuns e não devem ser deixadas de lado. Marque uma consulta para verificar a necessidade do uso ou não de óculos, ou ainda outros tratamentos.
Você pode se interessar: Lentes de grau anti-reflexo: qual sua importância?
Precisa de óculos para os estudos? Conte com a Pioner
Realizou uma consulta de rotina após o período de provas e o seu oftalmologista identificou a necessidade de utilizar óculos? Então você está no local certo.
A Pioner conta em seu portfólio com inúmeros produtos e marcas renomadas, sendo considerada uma das óticas com mais variedades para atender a todos os gostos. Já são mais de 50 anos de história e 7 pontos de venda em Caxias do Sul e Garibaldi. Entre em contato conosco através de nossos canais digitais.
Tudo isso para proporcionar mais confiabilidade, todas as nossas lojas possuem técnicos óticos para solucionar quaisquer dúvidas ou problemas com seus óculos. Conte com nossa equipe de especialistas para adquirir o melhor modelo de óculos, e melhorar as suas dificuldades para enxergar de perto.