Ótica ou Óptica: você sabe a diferença?
A língua portuguesa é bastante rica e complexa, possuindo muitas vezes particularidades interessantes que podem confundir até mesmo quem é um falante nativo. Um desses exemplos é a distinção entre as palavras “óptica” e “ótica”, bastante usadas no ramo da oftalmologia.
Afinal, existe diferença entre elas?
A verdade é que, apesar de parecerem similares e terem, sim, relação com a visão, seus significados diferem e cada uma delas deve ser usada em um contexto específico.
Neste texto, você confere a diferença entre “óptica” e “ótica”, e vai descobrir qual dessas palavras é a ideal para descrever estabelecimentos que comercializam óculos, lentes de contatos e similares.
Boa leitura!
Histórico e origem dos termos
Para começar nosso conteúdo, vale entendermos um pouco mais sobre o histórico e a origem de cada uma dessas palavras.
O que significa Óptica?
A palavra “Óptica” é derivada do grego optiké, e significa opticista. Portanto, ela se refere a fenômenos relacionados à luz e à visão, como a física da luz e a refração de raios luminosos.
Em um sentido mais amplo, “óptica” também pode ser um ramo da Física dedicado ao estudo da luz e de seus efeitos.
Porém, atualmente a palavra “óptica” também pode ser utilizada para se referir a lojas, clínicas ou empresas que vendem ou prestam serviços relacionados a óculos, lentes de contato, exames de vista e produtos ópticos em geral.
E quanto a palavra Ótica?
Já a palavra “Ótica” tem sua origem na palavra grega otikós. O que muita gente não sabe é que ela possui um significado um tanto diferente da palavra óptica.
Segundo alguns dicionários, o termo “ótica” é um adjetivo que se refere ao ouvido ou à região auditiva. Assim, pela origem da palavra, ela estaria relacionada a fenômenos auditivos.
Entretanto, isso não significa que não podemos chamar de óticas os estabelecimentos que vendem óculos, lentes de contato e afins. Isso porque os dicionários atualizados já registram a forma “ótica” como uma variante de “óptica”. Portanto, as duas versões podem ser encontradas e estão corretas.
Diferenças em contexto das palavras Óptica e Ótica
Basicamente, o que deve ser observado é a diferença das palavras em determinados contextos.
Por exemplo, quando falamos em Ótica estamos nos referindo comumente a estabelecimentos e lojas comerciais que vendem artigos de óptica, como óculos, lentes e outros instrumentos ópticos.
Óticas de qualidade são extremamente importantes para auxiliar as pessoas no tratamento de problemas de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, glaucoma, entre outras condições.
Já o termo Óptica pode ser aplicado de uma forma mais abrangente, quando falamos do estudo da luz e suas propriedades, por exemplo.
Algumas aplicações da área da óptica no dia a dia são a criação e desenvolvimento de lentes de óculos, assim como de microscópios e telescópios, uma vez que é necessário todo um entendimento dessa área da Física para o desenvolvimento desses produtos.
Importância da distinção e como lembrar qual é qual?
Como mencionamos, hoje em dia tanto “Óptica” quanto “Ótica” são usados para se referir aos estabelecimentos comerciais que vendem óculos, lentes e afins.
Contudo, existem alguns contextos em que é importante fazer a distinção entre essas palavras, aparentemente tão similares.
Em um contexto educacional ou profissional, por exemplo, é preciso saber usar estes termos corretamente. Imagine uma apresentação acadêmica onde o estudante em questão confunde o uso dessas palavras. Não seria uma situação agradável.
Da mesma forma, profissionalmente é preciso ter em mente as diferenças entre óptica e ótica, especialmente em conversas relacionadas com a área da Física ou com o campo de estudos da luz e seus efeitos.
Seja como for, o ideal é você pensar em alguma forma de truque mnemônico para não confundir mais os dois termos, ao menos nos contextos em que isso é necessário. Lembrar-se que óptica é um campo da Física pode ser uma saída para distinguir ambos os termos.
Mas, como já afirmamos, essa distinção é importante apenas se o contexto pedir por ela.
No dia a dia, está tudo bem chamar uma ótica de óculos de óptica. O importante, no fim das contas, é a qualidade do serviço que será oferecido.
Pioner: a melhor ótica de Caxias do Sul e região
Embora “óptica” e “ótica” possam parecer semelhantes à primeira vista, elas têm significados distintos, sendo usadas em contextos diferentes.
Contudo, no seu dia a dia ambas funcionam para se referir a estabelecimentos que comercializam óculos, lentes de contato, relógios, acessórios e muito mais.
A Pioner é uma ótica referência no mercado e possui o que há de mais moderno em questão de tecnologia para tomada de medidas digitais.
Além disso, oferece o melhor custo-benefício em armações e lentes para óculos de grau e um portfólio com inúmeros produtos de marcas renomadas.
Já são mais de 50 anos de história e 6 pontos de venda em Caxias do Sul: entre em contato conosco através de nossos canais digitais ou visite a loja mais próxima de você!