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Outubro Rosa

Outubro Rosa: Conheça mais sobre a história desta data e a importância dos cuidados com a saúde

O atual mês é muito importante para o mundo, o Outubro Rosa traz consigo uma história e lembrança do cuidado e prevenção ao câncer de mama. Até por isso, a Pioner abre espaço para falar sobre esta causa, além de auxiliar e contribuir para um melhor bem estar aos pacientes de Caxias do Sul e Região.

Ano após ano, entidades, empresas, órgãos públicos e milhões de pessoas mundo afora se unem em ações que buscam justamente os cuidados com a saúde e, principalmente, uma maior conscientização com o autocuidado.

Hoje, no blog da Pioner, você vai entender um pouco mais sobre como surgiu essa data, além de conhecer a forma como a empresa auxilia a comunidade.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é uma das doenças que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2020 foram cerca de 2,3 milhões de diagnósticos no mundo, um número que compreende 24,5% dos casos de câncer no público feminino, somando todas as outras formas de apresentação.

Ainda conforme o Inca, a estimativa é de que em 2022, no Brasil, o número de novos casos de câncer de mama ultrapasse os 66 mil. Ainda assim, os casos são mais registrados nas regiões Sul e Sudeste do país. Sendo assim, essa doença pode se apresentar de diversas formas. O que também acaba contribuindo para as diferentes formas de tratamento. 

“O espectro de anormalidades proliferativas nos lóbulos e ductos da mama inclui hiperplasia, hiperplasia atípica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Dentre esses últimos, o carcinoma ductal infiltrante é o tipo histológico mais comum e compreende entre 80 e 90% do total de casos”, afirma o Inca em seu site oficial.

Dessa forma, o sintoma mais comum da doença é a presença de nódulos duros e irregulares na mama, entretanto, pode haver também a presença de tumores de consistência branda e bem definidos. Lesões cutâneas, semelhantes a uma casca de laranja, dor, inversão do mamilo, descamação do mamilo e secreção também estão entre as primeiras manifestações. Do mesmo modo, linfonodos na região da axila também podem ser formas de manifestação.

Ainda segundo o Instituto, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em praticamente do o Brasil, com exceção da Região Norte, onde o câncer de colo de útero lidera as estatísticas. “A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente”, afirma.

Como surgiu o Outubro Rosa?

Por mais que a doença apresente a triste marca de ser a líder em mortalidade feminina em diversas localidades, os movimentos de conscientização como o Outubro Rosa são bastante novos. 

Os primeiros atos ocorreram nos Estados Unidos com a Fundação Susan G. Komen for The Cure, encabeçada por Nancy Goodman Brinker, irmã de Susan (que dá nome a entidade). Nancy criou a fundação em homenagem à irmã que teve o diagnóstico confirmado nos anos 1970 e morreu em 1980. Assim, umas das primeiras ações foram realizadas na Corrida pela Cura em Nova York no ano de 1990, quando foram entregues laços rosas (cor preferida de Susan) para buscar a conscientização e os debates sobre o tema.

Dessa forma, nos anos seguintes, as campanhas começaram a se popularizar entre os norte-americanos. Além de Nova York, Yuba e Lodi começaram a utilizar os laços rosados. O que começou com as corridas passou para jogos de boliche e também desfiles de moda, assim, nasceu o hoje conhecido Outubro Rosa.

Já no Brasil, as primeiras ações tiveram início em 2002, quando o Obelisco do Parque Ibirapuera em São Paulo foi iluminado com a cor rosa. Em 2010, o Inca passou a fazer parte das campanhas que ano após ano buscam apresentar e explicar a doença, levando informação para o maior número de pessoas possível.

Seja por meio de debates, conversas e até mesmo materiais ilustrativos, o Outubro Rosa busca mostrar a importância até mesmo do autoexame, e que a mulher pode com o toque identificar qualquer anomalia. Além, claro, dos exames periódicos para garantir o diagnóstico precoce, o que auxilia nos primeiros cuidados e busca por tratamentos mais rápidos.

A Pioner e o Outubro Rosa

Todos os anos, a Pioner auxilia o Banco de Perucas de Caxias do Sul, vinculado ao Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul. Assim, a empresa comercializa no mês de outubro broches alusivos às campanhas de conscientização e reverte toda a renda para o banco.

O Banco de Perucas foi criado na cidade no ano de 2014 com o intuito de acolher as pacientes em tratamento do câncer e também desmistificar a doença, auxiliando as pacientes e familiares a encarar o problema. Dessa forma, há a confecção de perucas para que as mulheres tenham um maior bem-estar enquanto enfrentam a doença.

No ano de 2019, a Pioner contabilizou a venda de 130 broches com um valor médio de R$30 cada, para o atual ano, a expectativa é de superar os números e auxiliar cada vez mais a população da Serra Gaúcha.