Doenças oculares: Como identificá-las?
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, cerca de 285 milhões de pessoas têm a visão prejudicada devido a doenças oculares. No entanto, estima-se que pelo menos 60% dos casos podem ser evitados.
A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano, sendo responsável por aproximadamente 85% do processamento de informações no cérebro. Tudo o que vemos é absorvido, e quando esse sentido começa a apresentar problemas, surgem diversas consequências e é preciso adequar o cotidiano.
Hoje, vamos falar sobre as doenças oculares que mais afetam a população brasileira atualmente. Fique até o final e entenda como surgem, seus sintomas e muito mais.
Boa leitura!
Quais são as doenças oculares mais comuns?
De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte dos atendimentos realizados em consultórios oftalmológicos no Brasil são para diagnosticar ou tratar as seguintes doenças oculares: catarata, glaucoma, erros de refração, entre outros.
Abaixo, você confere o que é e principais sintomas das doenças para ficar de olho – lembrando que o diagnóstico deve ser feito por um especialista.
Glaucoma
O Glaucoma é ocasionado devido ao aumento da pressão intraocular, sendo uma lesão do nervo ótico que leva a perda progressiva da visão.
O diagnóstico é clínico, ou seja, deve ser feito somente pelo oftalmologista, e o tratamento preventivo pode ser iniciado a partir dos primeiros exames.
Os principais sintomas desse problema ocular são: dores de cabeça frequentes, olhos vermelhos, manchas escuras e lacrimejamento.
Catarata
A catarata é diagnosticada principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, sendo uma das doenças oculares que mais causa perda de visão.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde afirmam que a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. A cirurgia é bastante eficaz e deve ser realizada com um médico cirurgião oftalmologista.
Caso você sinta que sua visão tem ficado turva e está com sensibilidade à luz, marque uma consulta imediatamente.
Erros de refração: ambliopia refracional, miopia e astigmatismo
Ocorre quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando, assim, a visão na retina.
Quando o feixe é desviado e não entra na retina da forma correta, chama-se erro de refração. Dentre os erros mais comuns, conhecidos como problemas visuais, estão a miopia e o astigmatismo.
Entenda o que são e quais os sintomas da Miopia e do Astigmatismo aqui (colocar link)
O astigmatismo e a miopia são erros refrativos que ocasionam dificuldades ao enxergar e podem aparecer quando menos se espera, provocando sintomas semelhantes, tais como dores de cabeça, fadiga e tonturas.
O astigmatismo é caracterizado pela dificuldade em enxergar de perto, ao contrário da miopia, que acontece quando há falta de nitidez ao ver de longe.
Há tratamento para essas doenças?
Devido aos avanços tecnológicos e estudos aprofundados sobre a visão humana, há diferentes formas de diagnósticos e tratamentos para cada uma das doenças oculares citadas acima.
Podendo ser por meio de cirurgia ou tratamentos intensivos para retomar o bom estado da visão e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.
Vá ao oftalmologista periodicamente e não deixe de validar os sintomas. Garantir um diagnóstico precoce oferecerá bem-estar e uma vida normal.
Cuide-se e até a próxima!