Os óculos de sol e a sua importância no cuidado com a nossa visão!

óculos de sol cuidados visão
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Finalmente chegamos no verão. Um verão um tanto diferente do normal, mas com tudo para ser incrível! Com ele começamos a sentir cada vez mais a necessidade de se utilizar um óculos de sol para proteção dos olhos. Mas você sabia que um solar é importante o ano inteiro?

Vem com a gente conhecer um pouco sobre a importância desse acessório para a nossa saúde visual.

Para começar precisamos entender como surgiram os óculos de sol. Essa é uma história um tanto curiosa pois, os primeiros registros datados de algo parecido com um solar são da pré-história criados pelo povo Inuit, membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

Eram feitos de madeira ou até marfim com uma pequena abertura para os olhos, usado para evitar que ficassem cegos com o reflexo do sol na neve.

Povo Inuit usando um tipo primitovo de óculos de sol
Imagem: Anavik at Banks Peninsula, Bathurst Inlet, Northwest Territories (Nunavut), May 18, 1916, Photo de Rudolph Martin Anderson, Canadian, 1876–1961, Canadian Museum of Civilization, 39026.

Logo após aparecem também na China, mas não como proteção do sol. As lentes eram embebidas e tingidas com chás e auxiliavam na cura de doenças oculares.

Em 1929 e a aviação militar estava sendo desenvolvida. Porém, com alta incidência de raios solares acima das nuvens, a claridade se tornou um problema. Visto isso, o Coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, John A. Macready, procurou uma das tradicionais óticas da região, a Bausch & Lomb, e solicitou um modelo de óculos que tivesse um estilo inconfundível e que protegesse dos raios solares.

Assim surgiram os óculos de sol como conhecemos hoje!

Tenente John A. Macready e Tenente Oakley G. Kelly com seus Fokker T-2. (NASM)
Tenente John A. Macready e Tenente Oakley G. Kelly com seus Fokker T-2. (NASM)

O papel dos solares ao longo da história sempre foi mais que ser um acessório, mas sim uma peça importante no cuidado visual. E isso se estende até hoje. Muitas pessoas usam óculos de sol para completar o look ou para deixar aquela foto ainda mais linda, uma questão de estética, mas poucas delas sabem a importância que um acessório como esse tem para os nossos olhos.

A principal função de um óculos de sol é a proteção da incidência de raios solares diretamente em nossos olhos. Da mesma forma que o sol pode vir a causar queimaduras em nossa pele, com a retina não é diferente!

Principalmente em locais como a praia e a neve, aonde os raios do sol se intensificam, a utilização dos óculos de sol é essencial. Os raios emitidos pelo sol, chamados de raios ultravioleta (UV) são classificados em 3 classes distintas, UVA, UVB e UVC, que são prejudiciais à saúde visual, e ficam mais intensos no verão.

Mulher com óculos escuros
(Jim Arbogast/Thinkstock/)

Os raios UVC, felizmente são completamente bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até a nossa retina. Porém os raios UVA podem penetrar em camadas mais profundas da nossa retina, podendo provocar alterações na visão central, como a degeneração macular.

Enquanto os raios UVB danificam a córnea e o cristalino, que fazem a absorção das luzes em nossos olhos. A incidência de raios UVB no cristalino aumenta a possibilidade de se desenvolver catarata nos olhos.
Enquanto os raios UVB danificam a córnea e o cristalino, que fazem a absorção das luzes em nossos olhos. A incidência de raios UVB no cristalino aumenta a possibilidade de se desenvolver catarata nos olhos. Imagem: retinapro.com.br


Um detalhe importante é sempre optar por óculos de sol originais e certificados. Existe um mal que assola o mundo hoje chamado pirataria. Diferentemente de muitos produtos falsificados, um óculos de sol de precedência duvidosa pode causar sérios danos a nossa retina.

óculos-de-sol-falso-imagem
Imagem: https://blog.newlentes.com.br

Porque isso ocorre? A grande maioria dos óculos de sol falsificados não possuem nem um tipo de proteção contra os raios ultravioleta. E você deve estar pensando, mas até aí é como se eu não estivesse usando um óculos, então qual o problema?

O problema é que o nosso olho em ambientes escuros ou como é o caso dos óculos de sol, com lentes escuras, dilatam a pupila favorecendo a entrada de luz em nossos olhos. Porém, essa luz traz consigo os raios nocivos, os quais são absorvidos com mais facilidade por conta da dilatação da pupila.

Hoje existem diversas marcas e modelos de óculos de sol que tem tecnologia para bloqueio de raios ultravioleta e que deixam o seu dia a dia ainda mais confortável e charmoso.

Procure sempre escolher óculos com proteção UV e exija a certificação!

Para os usuários de lentes de grau possuímos hoje lentes escuras para óculos de sol que podem ser feitas em seu grau. Consulte seu médico oftalmologista, verifique como está sua visão e saiba que nossos consultores estão preparados para lhe atender.

Possuímos laboratório de montagem próprio, responsável técnico em nossas lojas e equipamentos digitais para tomar as medidas necessárias para o perfeito aviamento de sua receita.


Trabalhar na prevenção de nossa visão sempre é a melhor decisão.

Pioner Joalheira e ótica
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

OUTROS POSTS

encontre-otica-mais-proxima
Galeria

Evento dia tal

Texto de descrição sobre as fotos abaixo.