Skip links

Como limpar joias: cuidados essenciais para manter o brilho das suas peças

Joias são muito mais do que simples acessórios: muitas vezes, elas são um símbolo da lembrança de um momento especial, ou de uma memória que desejamos guardar para sempre. Um anel de formatura, um colar que é passado de geração em geração dentro de uma família.

Acontece que, com o passar do tempo, é natural que as joias percam um pouco do seu brilho e beleza original. Isso é normal, e felizmente existem alguns cuidados essenciais que permitem que as suas joias permaneçam sempre bem cuidadas e reluzentes. 

A seguir, confira as dicas práticas da Pioner sobre como limpar joias e preservá-las por muito mais tempo.

Boa leitura!

Conheça o material das suas joias

Antes de começar qualquer processo de limpeza, é fundamental entender de que material suas joias são feitas. Afinal, cada peça é única, e joias de ouro e prata exigem cuidados específicos. Até porque o uso de produtos inadequados pode acabar danificando suas peças. 

Para que isso não aconteça, veja a seguir um pouco mais sobre cada material.

  • Ouro: o ouro é um dos metais mais resistentes e menos reativos que existem. Porém, é possível sim que as suas peças percam o brilho com o tempo, principalmente devido ao contato com produtos químicos, suor e poluição;
  • Prata: já a prata é propensa a oxidar e escurecer com o tempo, especialmente quando exposta ao ar e à umidade;
  • Pedras preciosas: por fim, diamantes, rubis, esmeraldas e safiras são duras e resistentes, sendo muito mais fácil conservá-las. Já outras gemas como opalas, turquesas e pérolas são mais delicadas, pedindo um cuidado adicional.

Como fazer a limpeza de suas joias em casa

O primeiro passo para limpar suas joias em casa, você precisará de alguns materiais básicos, como sabão neutro, água morna, escova de dentes macia e pano de microfibra.

Veja, a seguir, o passo a passo para limpar suas joias de acordo com o material.

Para limpar suas joias

  • Misture algumas gotas de sabão neutro em uma tigela com água morna;
  • Coloque as joias de ouro na solução e deixe de molho por cerca de 15 a 20 minutos;
  • Usando uma escova de dentes macia, esfregue suavemente as joias, especialmente nas áreas com sujeira acumulada;
  • Lave as joias em água morna para remover qualquer resíduo de sabão;
  • Seque cuidadosamente com um pano de microfibra para evitar arranhões.

Dicas para manter o brilho das suas joias

Por fim, além da questão da limpeza, que deve ser feita regularmente, existem alguns hábitos que podem ajudar você a preservar o brilho e a beleza das suas joias

Confira:

  • Evite a umidade e armazene suas joias em locais secos. A umidade pode acelerar a oxidação da prata e danificar algumas gemas;
  • Use caixas de joias forradas com tecido macio para evitar arranhões e danos por atrito. Se quiser, coloque saquinhos de silica nas caixas de joias para controlar a umidade;
  • Evite o contato com produtos químicos, removendo as joias sempre que usar produtos de limpeza doméstica, pois eles podem danificar os metais e pedras;
  • Aplique perfumes, loções e sprays antes de colocar as joias. Isso evita que os produtos químicos entrem em contato com elas;
  • Ao praticar esportes ou realizar atividades físicas intensas, retire suas joias para evitar danos e perda de brilho;
  • Enfim, limpe suas joias sempre, evitando o acúmulo de sujeira e resíduos que podem desgastar os materiais.

Como limpar joias: quando procurar ajuda profissional 

Como vimos, existem uma forma simples de limpar as suas joias em casa, sem ajuda profissional. Porém, em alguns casos, pode ser importante solicitar o auxílio de uma joalheria especializada, como:

  • Em caso de joias muito sujas: se suas joias estiverem muito sujas ou com manchas difíceis de remover, um joalheiro pode realizar uma limpeza profissional;
  • Em caso de danos visíveis: se você notar arranhões profundos, pedras soltas ou danos estruturais, pode ser o momento de levar as suas joias a um joalheiro para reparos adequados;
  • Joias antigas: como sabemos, joias antigas podem ter um alto valor sentimental, por isso devem ser avaliadas e limpas por um profissional, a fim de evitar qualquer risco de danos.

Conclusão

Manter suas joias brilhantes e belas não precisa ser uma tarefa difícil. Com alguns cuidados simples, e o uso dos métodos e materiais corretos, é possível sim garantir que as suas peças preciosas permaneçam tão deslumbrantes quanto no dia em que você as comprou.

Lembre-se: conheça o material de cada joia, faça sempre uso dos produtos adequados e, claro, quando necessário, busque uma ajuda profissional e especializada. 

A Pioner possui mais de 50 anos de experiência no mercado. Escolha a excelência da Joalheria Pioner para consertar suas joias: nossos serviços especializados garantem a preservação da qualidade e valor emocional de suas peças preciosas. Entre em contato e confira!

Ao seguir todas essas dicas, entendendo como limpar joias em casa, você preserva o brilho e a beleza das suas joias por muitos anos, mantendo vivas todas as memórias, significados e lembranças de momentos especiais que elas representam.

Para mais dicas e cuidados com suas joias, visite o site da Pioner e descubra como cuidar de suas joias, lentes e óculos de sol.

Leave a comment

Utilize o formulário para solicitar m orçamento

Você está orçando:  

Como limpar joias: cuidados essenciais para manter o brilho das suas peças

ou

"*" indica campos obrigatórios

Consentimento*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.