Pioner Joalheria e Ótica. Jóias, relógios, óculos de sol e óculos de grau.
NOSSAS LOJAS

ORÇAMENTOS

Ligamos para você

Astigmatismo e Miopia: como diferenciar?

Homem com dificuldade em ler
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O astigmatismo e a miopia afetam milhares de pessoas em todo o mundo, e com o grande consumo de  telas, esse número só tende a aumentar. Dados do IBGE apontam que mais de 19% da população brasileira têm algum tipo de deficiência visual.

Traduzindo os dados, é como se  pelo menos 1 a cada 5 brasileiros tivesse algum problema visual, como astigmatismo e miopia, por exemplo. 

Ambos podem surgir em qualquer idade, e no início os sintomas podem ser sutis a ponto de não perceber, o que pode resultar no agravamento da condição. 

Sabendo de todos esses fatores, vamos te mostrar as principais diferenças entre esses dois  problemas visuais e como você pode tratá-los.  

Seja bem vindo(a) ao nosso blog. Aconchegue-se e aproveite a leitura!

Astigmatismo e Miopia: saiba diferenciá-los

Problemas de visão como astigmatismo e miopia são bastante comuns e, de certa forma, possuem alguns aspectos semelhantes. 

Esses dois tipos de deficiência afetam os pacientes de diversas formas, e a solução para cada um deles pode variar.

Vamos começar pelas semelhanças:

O astigmatismo e a miopia são erros refrativos que ocasionam dificuldades ao enxergar. Além disso, podem aparecer quando menos se espera, e provocar sintomas semelhantes, tais como dores de cabeça, fadiga ocular e até mesmo tonturas. 

Por outro lado, esses problemas visuais apresentam diversas diferenças, e é sobre isso que vamos falar a seguir!

Astigmatismo 

Exame de visão
Foto de Central Oftalmica

O paciente que possui astigmatismo sofre com a distorção da luz, causada por uma formação irregular na córnea. Neste caso, há a formação de diversos pontos focais, e a visão fica “embaçada”.

O normal, é possuirmos apenas um ponto de foco na retina e, por isso, quem tem astigmatismo não consegue enxergar de longe ou de perto.

Miopia 

mulher com dificuldade em enxergar
Foto por cookie_studio 

Diferente do astigmatismo, a miopia não é causada pela presença de múltiplos focos. Nesse tipo de condição, há apenas um ponto, e os os raios ficam antes da retina.

Isso pode ser causado em virtude do tamanho do olho, que pode ser mais achatado e longo que o normal. Logo, quem é míope tem dificuldade em enxergar objetos e pessoas à longas distâncias 

Astigmatismo miópico 

Não podemos deixar de falar sobre uma deficiência visual que é pouco mencionada, mas pode estar afetando sua visão: o astigmatismo miópico

No astigmatismo há diversos pontos de foco, já na miopia tem-se apenas um, e a luz é projetada antes da retina. Imagine esses dois problemas de visão juntos, onde os dois erros refrativos existem em paralelo. Isso causa um agravamento ainda maior na visão, e deve ser tratado rapidamente. 

Por isso, nós da Pioner sempre ressaltamos a importância de procurar um profissional e obter um diagnóstico o quanto antes. 

Óculos ideal para astigmatismo e miopia: existe modelo ideal?

Agora que você pôde compreender melhor as diferenças entre astigmatismo e miopia, o próximo passo é saber como tratar essas condições da melhor forma. 

Antes mesmo de escolher uma armação com custo inferior, ou ainda se basear na estética, é crucial entender a qualidade da lente e tamanho ideal.

Ao escolher o material da lente, você deve prestar atenção se é de uma marca confiável e se está de acordo com o que seu oftalmologista receitou. Outro fator é verificar a passagem da luz UV pela lente e se há filtros, podendo ser azul, roxo ou verde.

Na Pioner, é muito comum chegarem pacientes com astigmatismo, miopia e outras condições que afetam a visão, sem saber qual a melhor armação ou lente. Principalmente porque o mercado oferece inúmeras soluções para atender a esses problemas, e nem todas são qualificadas.

Em nossos 50 anos de história, conquistamos uma clientela fiel, e nos mantemos sempre à disposição para auxiliá-los na hora da compra. 

Como escolher a melhor ótica? 

Astigmatismo e miopia são problemas visuais que interferem diretamente em nossa qualidade de vida. Por isso, você deve encontrar uma ótica confiável e com profissionais qualificados. 

O dever da ótica é direcionar o cliente e apresentar as melhores soluções, baseando-se em conhecimentos técnicos e tecnologia de ponta. 

Conheça a Pioner

Q nWgiExgr52odzx LWxQuqM4esRn PPUkRHc2KgCNSGDYZSZy4XuyPm1D8LwVYt1q6hJ6IzaHdRXyp2aO1NhieOXpEmbjPONEm0wiTsK Sq0zmgjl 6CIrxt 7Mm8ivtc0O rfZ
Astigmatismo e Miopia: como diferenciar? 4

A Pioner sempre buscou o melhor atendimento para todos os clientes, desde a inserção neste setor, nossos técnicos óticos vêm se aprimorando cada vez mais.

Possuímos em todas as nossas lojas o que há de mais moderno em tecnologias para tomada de medidas digitais e visando oferecer a melhor solução para você!

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre o melhor tipo de armação e material para você. 

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Pioner Joalheria e Ótica

Pioner Joalheria e Ótica

OUTROS POSTS

Moda

Cores do Inverno

Já faz tempo que o inverno deixou de ser palco exclusivo de tons escuros e sóbrios. Mas como saber em quais cores investir para atualizar o closet?