Pioner Joalheria e Ótica. Jóias, relógios, óculos de sol e óculos de grau.
NOSSAS LOJAS

ORÇAMENTOS

Ligamos para você

Armação de óculos gatinho: qual o modelo ideal para você?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A armação de óculos gatinho está em todos os lugares. Celebridades e grifes famosas colocaram esse estilo retrô no radar.

Quem pensa que óculos são apenas funcionais, se engana. Hoje em dia, é difícil escolher entre tantos modelos, cores e tamanhos de armações. 

Tem quem use armações sem grau para complementar o look, como, por exemplo, Tiago Abravanel, ex-participante do Big Brother Brasil 22. 

O ex-bbb e muitas outras pessoas, que possuem ou não problemas visuais, utilizam óculos como um acessório, podendo combinar diferentes peças e tendências. 

E, por falar em tendência, é claro que a armação de óculos gatinho não ficaria de fora, esse estilo está voltando com tudo – e veio para ficar de vez!

Se você está em busca de um óculos gatinho e não sabe qual o modelo ideal para o seu rosto, continue sua leitura para entender tudo sobre esse estilo de armação.

Seja bem vindo(a) ao blog Pioner!

Leia também: Comprou um óculos e não sabe como manter a peça como se fosse nova?

Por que “armação de óculos gatinho”? 

Essas armações são chamadas de gatinho – originalmente cat-eye – porque a ponta do óculos é arqueada em direção às sobrancelhas, remetendo à feição de felinos.

A armação de óculos gatinho está ganhando cada vez mais popularidade com o passar do tempo. Essa tendência também vem acompanhada de roupas usadas há décadas atrás. Lenços no cabelo, jaquetas jeans, macacões e até os famosos croppeds são exemplos de peças que tiveram destaque nos últimos anos, apesar de serem antigas. 

E como surgiu esse estilo de armação tão amado pelas celebridades? 

O estilo “cat-eye” surgiu em 1930 com a artista Altina Schinasi, e ganhou evidência a partir da década de 1950.

Ela desenvolveu uma armação diferente das confeccionadas na época, com o foco de proporcionar mais feminilidade e estilo às mulheres. O nome dado inicialmente às armações foi Harlequin, inspiração obtida através das máscaras de carnaval de Veneza.

Apesar de serem recusados por grande parte dos fabricantes, Altina conquistou patrocínios e começou a divulgar seus modelos de armação gatinho em Nova Iorque. 

Em 1939, a artista foi premiada pela inovação e design ao desenvolver o conceito das peças que, mal sabia ela, receberia um “boom” nos anos 50 e depois no século XXI. 

Formato do rosto x armação gatinho: como escolher? 

Confira os formatos de rosto existentes e as melhores armações de óculos gatinho para cada tipo.

Rosto quadrado

O rosto quadrado é um dos formatos que mais se adequa ao estilo gatinho. Utilizar óculos arredondados na base e esguios nas pontas, como o modelo gatinho “dramático”, é uma ótima opção para quem deseja disfarçar os traços mais marcados do queixo e mandíbula.

Rosto oval 

O rosto oval é frequentemente ligado à estrutura corporal das pessoas, o que não é de fato verdade. 

O formato de rosto oval é um dos mais comuns entre mulheres e, por sorte, também se adapta com facilidade à diversas armações, principalmente ao gatinho clássico, fiel às cores mais neutras.

Rosto triangular

Com traços marcados na região da boca, o rosto triangular combina muito bem com os modelos mais alongados e cores vibrantes, que salientam a parte com menos destaque do rosto: a superior.

Rosto retangular

Diferente do formato quadrado, o retangular é mais alongado, fazendo com que o foco do rosto se espalhe. O modelo mais ideal de gatinho é com base arredondada e pontas mais sutis, proporcionando leveza à feição e deixando o foco nas bordas do rosto.

Modelos de óculos gatinho para se inspirar

Se você está em dúvida de qual cor e formato se encaixa melhor no seu rosto, venha até uma de nossas lojas e converse com um especialista. 

Continue acompanhando nossos artigos semanais por aqui e pelas redes sociais. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Pioner Joalheria e Ótica

Pioner Joalheria e Ótica

OUTROS POSTS

Moda

Cores do Inverno

Já faz tempo que o inverno deixou de ser palco exclusivo de tons escuros e sóbrios. Mas como saber em quais cores investir para atualizar o closet?